MY WOR(L)D

"Somos pessoas livres aprisionadas na nossa própria Loucura"

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Der Antichrist


Sob indicação de Marz, resolvi encarar meu primeiro livro de Nietzsche . Só pra vcs terem uma idéia, Friederich Nietzsche foi um filósofo do final do século 19 q terminou sua vida após reclusão em um manicômio, tutelado pela família e inteiramente insano. Com uma autoconfiança extraordinária acerca de suas opiniões, fez na época com q muitas pessoas o tratassem como uma aberração literária, tamanha a delicadeza com q ele tratava assuntos pra lá de polêmicos.

O livro q estou lendo se chama pacificamente de “O Anticristo” e o assunto abordado, dissecado e apedrejado pelo mesmo é o nosso querido Cristianismo. O Título em si é uma alcunha a ele mesmo, visto q toda pessoa q atentasse contra as idéias religiosas e dogmas da “Santa Igreja Católica” seria tratada como tal.

Nietzsche mete o dedo na ferida e expõe suas idéias (às vezes até um pouco radicais) sobre todo o charlatanismo infundado do aparecimento e crescimento da Igreja e do cristianismo desde os primórdios até sua época contemporânea. Desce o cacete no apóstolo Paulo, q seria segundo ele o maior de todos os traidores, pois a base do Cristianismo seria em suma suas perspectivas de poder e nada lembrava os ensinamentos de Jesus. A forte frase de Nietzsche O evangelho morreu na cruz” trata justamente disso... onde ele mostra q o próprio Cristo era a única fonte de sabedoria q poderia tornar o Cristianismo um ideal, um modo de vida a ser seguido e não essa falsidade hj existente.

Concordo totalmente sobre a crueldade mostrada por Nietzsche do Cristianismo sobre seus seguidores. É uma religião opressora, de um “Deus Opressor”, onde se consegue o Paraíso em troca de obediência e fidelidade ou se é tachado como Anticisto e vai pros quintos dos infernos caso pense uma vírgula diferente das ideologias Cristãs.

Já passei da metade do livro e corroboro com sua maioria. E ainda por cima Nietzsche fala positivamente sobre o Budismo, q é algo q me chama muita atenção, onde se aprende a encarar os problemas de uma maneira mais racional do q esperar uma ajuda divina pra se resolver tudo.

4 Comments:

Blogger :[marz]: said...

Esse livro é realmente muito bom e assino embaixo de pelo menos 98% do que ele diz. Vou ler de novo.

2:44 PM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

O Budismo é bom porque não é uma religião. Fodam-se todas as religiões.

9:30 PM  
Blogger LouieCyfer said...

esse livro vc achar foda 12... e Dalai Lama é Pai!!

10:24 PM  
Blogger caio said...

Nietzsche é meu Deus.

2:47 AM  

Postar um comentário

<< Home