MY WOR(L)D

"Somos pessoas livres aprisionadas na nossa própria Loucura"

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Ono Sensei ou Cavaleiro Jedi?

Sábado tive o prazer de participar de uma aula aberta no dojô da Ufes comemorativa aos 15 anos da ASCAI (Associação Capixaba de Aikido) com a presença pra lá de ilustre de Ono Sensei. Ele é o Top do Tops do Aikido Brasileiro e respeitado internacionalmente por sua técnica apurada e “energia” sobre humana. Estávamos todos aquecendo e alongando no Dojo a espera da chegada de Ono Sensei e volta e meia perguntava a Alexandre (nosso professor aqui em Colatina): “Aquele ali de cabelo Branco é o Ono Sensei? – e ele respondia – “Marlon, Vc vai saber quem é o Ono Sensei assim q ele chegar...ah, e ele parece o Mestre Yoda!”

Foi então q percebi as pessoas agindo de maneira diferente, pareciam hipnotizadas por algo q se aproximava...assim pelo corredor ainda distante pude perceber um senhor franzino, andando vagarosamente auxiliado por uma bengala, acompanhado por seus discípulos/alunos q vinham logo atrás.Todos pararam o q estavam fazendo. Tomamos nossas posições para cumprimento em respeito a sua chegada. Posso dizer uma coisa? Séria? Ono Sensei tem um tipo de energia ou luz própria q realmente o diferencia dos outros. È uma pessoa iluminada. Tranqüilo por natureza, Ono Sensei parece ser o exemplo de uma vida recheada de bem estar e felicidade conseguidas através de estudos referentes a corpo e alma integrados numa arte marcial, no caso o Aikido.

Então após se vestir, Ono Sensei começa a aula fazendo suas reverências costumeiras, q são um ponto primordial na arte, com um embasamento respeitoso e tradicional muito grandes. Aí o bicho começou a pegar... Ono Sensei começou a fazer demonstrações com seu alunos mais graduados mostrando q sua fragilidade aparente infringe todas as regras da obviedade tamanha sua destreza e harmonia em executar os movimentos tanto qto complicados com perfeição simétrica.

Após as breves demonstrações de Ono Sensei, todos nós alunos treinávamos os golpes ensinados pelo mestre. Pra mim e Leandro q ainda somos faixa branca na arte foi um desafio e tanto, não só pela complexidade de alguns golpes mas tmb pela diferença de “pegada” qdo treinávamos com outros adeptos sempre de faixas superiores. Mas todos os praticantes foram um tanto qto pacientes para com a gente, tornando o treino mais tranqüilo.

Enquanto fazíamos os movimentos o próprio Ono Sensei supervisionava todos alunos, corrigindo assim q necessário (inclusive a mim e Leandro). Outro detalhe interessante é q qdo isso acontecia, TODOS paravam o treino pra observar a explicação de Ono e só qdo o mesmo parava q tudo voltava ao normal. Gosto muito disso. Respeito e tradição são coisas indispensáveis numa arte marcial. Apesar de achar o Jiu Jitsu legal pacas, sou obrigado a dizer q não existe filosofia e respeito alguma na maioria dos adeptos, principalmente no Brazilian Jiu Jitsu.

Bom... tudo ia bem até q Ono Sensei resolveu deixar este q vos escreve e mais uma pá de neguin de boca aberta... Ele começou a usar sua “energia” em alguns pontos vitais do corpo, o q realmente faz com q vc fique pensando naquela porra toda. Nunca vi nada igual. Ono Sensei aplicava os golpes em seus alunos graduados e em um determinado momento, falava algo em Japonês, encostava em alguns desses pontos vitais e como um passe de mágica o aluno ficava ali meio q hipnotizado, tentando se mover sem conseguir, trêmulo com se houvesse uma barreira q o impedia de fazer um movimento sequer. Aquilo parecia meio surreal. Em um certo movimento, ele derrubou o cara pra trás a meio metro de distância antes mesmo de haver algum tipo de contato. O cara parecia ter recebido um empurrão...do vento!! Em outro ele falou novamente algo e depois encostou sua mão na altura do abdômen do aluno, deixando-o completamente imóvel, aparentemente indefeso como um cordeiro a frente de um lobo faminto. È estranho pacas... neste golpe em especial, Ono Sensei disse não gostar de faze-lo comumente pois pode trazer complicações ao Intestino... Credo.

O treino foi praticamente de 3 horas (incluindo alongamento e aquecimento) e serviu pra consolidar a vontade de continuar no Aikido e cada vez mais se aprimorar nos conceitos de harmonia entre corpo e mente q é uma coisa q muito me interessa. Sabe o q é mais legal? Suamos pra caralho, e 3 horas de treino depois ainda estávamos inteiros. Esse é o ponto. A Harmonia do corpo qdo se faz exercícios da maneira correta leva ao bem estar e não ao cansaço. Menos de 2 horas depois já estávamos saindo para o Show do Deep Purple na praça do Papa e tudo ocorreu maravilhosamente bem... mas sobre o Purple eu conto em outro post.

No mais uma pergunta ficou na minha cabeça e de Leandro...Seria Ono Sensei um Cavaleiro Jedi??? Hehehehe..... vai saber.....

Q a força esteja com vcs...

3 Comments:

Blogger :[marz]: said...

Caô Sensei?

9:00 AM  
Blogger Thosewhocannotbenamed said...

Ânus Sensei é de camburi??

9:43 PM  
Blogger Unknown said...

Cara, muito legal teu relato, peço q deixe sempre on line, caso tenha q tirar do ar, guarde com carinho, ainda vamos precisar de relatos como esse para escrever a historia de nosso mestre ! Muito Obrigado

11:05 AM  

Postar um comentário

<< Home